top of page
Espondilite anquilosante.jpg

Consulta de Espondilite Anquilosante

A espondilite anquilosante é uma doença reumática inflamatória que, como o próprio nome indica, tem como mecanismo fisiopatológico a inflamação da coluna vertebral (espondilite) e a formação de sindesmofitos (anquilose). Pertence a um grupo mais alargado de patologias reumáticas, as espondilartrites, que têm em comum um conjunto de características clínicas e genéticas.


Os sintomas têm início entre os 20 e os 40 anos de idade, mas geralmente passam vários anos até se chegar a um diagnóstico- média de 7 anos de atraso no diagnóstico. O sintoma cardinal da doença é a raquialgia crónica (dor de costas com mais de 3 meses), de ritmo inflamatório, ou seja, agrava com o repouso, é mais intensa na segunda metade do sono e ao acordar, melhora com o exercício e está associada a rigidez matinal prolongada (≥ 30 minutos).


O tratamento farmacológico baseia‐se em anti‐inflamatórios não esteroides, que muitas vezes necessitam ser tomados diariamente. Estes fármacos, ao contrário de outras doenças, têm um efeito não apenas sintomático, mas também modificador da doença: está provado que reduzem a atividade inflamatória e atrasam a evolução da anquilose.

 

Nos casos refratários, existe indicação para início de terapêutica imunossupressora. A prática de atividade física regular, com foco especial no treino de postura e flexibilidade e, em casos selecionados, a fisioterapia, são muito importantes para manter a mobilidade e funcionalidade.


É importante o doente estar alerta para os sintomas desta doença e procurar a ajuda de um reumatologista, dado que o atraso no diagnóstico é o maior obstáculo ao sucesso do tratamento.

Links úteis

https://www.spreumatologia.pt/espondilite-anquilosante/

https://www.anea.org.pt/

bottom of page